O LOCAL

Arraial d’Ajuda tem praias bonitas, a maioria de mar calmo, e um super parque aquático. É também a melhor base de passeios do Sul da Bahia.

Venha conhecer Arraial!

A orla do Arraial d’Ajuda pode ser percorrida pela areia de ponta a ponta: não há nenhum obstáculo intransponível. Na prática, trata-se de uma praia só, que vai mudando de nome no caminho.

A praia do Araçaípe ocupa a maior parte dos 4 km da orla ao longo do Caminho da Balsa. Começa logo depois da Ponta do Apaga-Fogo e se estende até o trecho conhecido como Praia dos Pescadores. Tem mar calmo, mas sem piscinas naturais.

Mucugê é a “praia da vila”. Basta descer até o fim da Rua do Mucugê para chegar à beira-mar. Na entrada há uma viela com lojas de bebida e lanchonetes. Há grandes barracas funcionando lado a lado — para fugir da muvuca maior, caminhe para a direita. O mar é calmo e fica tipo piscininha na maré baixa.

Pitinga é o ponto da orla do Arraial d’Ajuda onde as falésias começam a dominar a paisagem — e continuarão assim até o Rio da Barra, já em Trancoso. Neste trecho já não há mais proteção de recifes, então o mar é um pouco mais agitado, sobretudo na maré alta. Há várias barracas, postadas uma ao lado da outra. Tiveram que se readequar em 2018, recuando para mais perto da falésia.